sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um sexta feira rosa pra você: cupacake de beterraba com maçã

Não sei o que me deu, mas baixou uma vontade rosa essa tarde aqui em casa....

Beterraba é uma verdura que nem eu nem Gabriel gostamos, por isso inventamos um monte de coisas para aproveitar dos seus benefícios sem precisar comer em saladas ou cozidas..rs Inclusive essa é uma dica para aquelas crianças que não consomem verduras in natura: reinventá-las!

Aliás, se me permitem um vivência, aqui em casa nunca tivemos o costume de enganar Gabriel durante as refeições, pelo contrário. Assim, sei que ele não gosta de beterraba, mas não vou dizer que esse cupcake é de morango, ou é um "bolinho das princesas (arggg)", digo que é de beterraba sim, mas que o sabor é muito melhor que a beterraba. Eu particularmente acho que faz toda a diferença, afinal, se quero que meu filho seja honesto comigo e com a vida porque eu quem o enganarei?

Enfim, maternidades particulares. Até mesmo no almoço, como já disse aqui, ele gosta de comer misturando tudo no prato, então, para enriquecer sua consciência alimentar, eu pergunto a ele se ele sabe o que está comendo, e daí ele vai aprendendo, conhecendo.

Mas vamos a receitinha, né?

Cupcake de beterraba com maça - sem glúten / sem lactose

Esse roidinho aí no meio, fui eu!Confesso! Não esperei o filhote e ataquei

Ingredientes:
- 2 ovos orgânicos;
- 1 xícara de maçã ralada com casca ( aproximadamente 1 maçã média);
- 1 xícara de beterraba orgânica ralada com casca mesmo;
- 1/4 óleo de coco extra virgem;
- 1 xícara de açúcar demerara ou mascavo;
- 1 xícara de farinha de coco;
- 1 xícara de farinha de arroz integral;
- 1 col sobremesa de fermento em pó.

Preparo:

Bate as claras em neve e reserve. Numa vasilha junte os demais ingredientes (menos o fermento), menos o fermento e misture  bem com um fouet. Acrescente as claras em neve e por último o fermento. Incorpore bem. Coloque pra assar em forno pré-aquecido. Pronto!

Fácil, né? E se quiser trocar as farinhas, sugiro farinha de trigo integral e aveia,  mas aí já será um cupcake com glúten!




Indo pro forno


A receita original continha glúten, como estamos diminuindo o glúten de nossas vidas, adaptei e achei que super valeu a pena!
Vai gente, anima aí de ter uma tarde rosa também!!

Bjos,

Tanila e Gabriel

4 comentários:

  1. Amiga, ficou gostoso? E não tô entendendo porque o glúten, uma farinha de trigo integral por exemplo é tão vilã na história toda!!!! Ficou lindo, vou me animar!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou maravilhada com as receitas que você está postando! Alguma sugestão pra substituir os ovos dessa receita? Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Então, eu não testei ainda, mas acho que rola um gel de linhaça pra substituir os ovos... Testa e me diz como ficou!
      Bjos

      Excluir
  3. Dri, eu adorei!!!rsrs
    Na verdade o glúten não é um vilão malvado e rancoroso...Se estiver tudo bem, ele não tem interferência nenhuma, ou melhor quase nenhuma no nosso organismo. Assim: o glúten é agente inflamatório, então se há alguma indisposição gástrica, uma diarréia, uma flatulência persistente, a retirada do glúten vai ajudar a melhorar esse processo. Outro quesito é que o glúten é colaborador daquele "calinho abdominal nada sexy".
    Só que por aqui não somos radicais não...temos diminuído o consumo do glúten, mas rola os trigos integrais ou aveias também.
    Afinal, comer é uma festa de prazeres, do bem!

    ResponderExcluir