segunda-feira, 31 de março de 2014

Fitato: um antinutriente totalmente dispensável!


O fitato, ou ácido fítico é uma substância encontrada principalmente em cereais (arroz, trigo, milho, centeio, aveia) e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), e tida como um antinutriente pois ele não permite uma absorção legal dos sais minerais tão importantes na nossa dieta, como cálcio, magnésio, ferro e zinco.

Então se pensamos uma infância (ou mesmo pra nós adultos, claro!) com alimentação rica, devemos tentar ao máximo absorver os nutrientes de cada refeição que fazemos.

E quando comecei a entrar no mundo sem lactose, a primeira coisa que me perguntavam quando não tinha leite em casa, era: e de onde vinha o cálcio? Grande bobagem, descobri eu, associar o cálcio somente ao leite, principalmente sendo os leites de hoje tão "mortos" (leia aqui sobre o leite ), e daí me meti a fuçar de onde vinha mesmo o cálcio.

E descobri um monte de fontes naturais, coloridas, de texturas diferentes, de sabores diferentes, e ricas em cálcio ( feijões e grão de bico, gergelim, quiabo, brócolis e muitos outros). E daí foi onde aprendi que, para realmente absorver o cálcio do prato mais brasileiro da minha mesa: feijão com arroz, eu precisava torná-los vivos! Precisava tirar o fitato deles.

Super simples, como no tempo dos meus avós: deixando de molho! Então eu coloco nosso arroz, feijões, lentilhas, grãos de bico, ervilhas sempre de molho antes de usar, pelo menos por oito horas. Preferencialmente troco essa água umas duas vezes.



Assim, além de torná-los mais vivos, eu ainda facilito o cozimento, pois rapidinho tenho uma feijoada de grão de bico pro almoço, com direito a muito cálcio!

Bjos,
Tanila e Gabriel




Nenhum comentário:

Postar um comentário