sexta-feira, 9 de maio de 2014

Crianças na cozinha: um aprendizado para além da barriga

Hoje a tarde foi de culinária para 3 gerações infantis: Lara, 2 anos, Gabriel, 4 anos e Duda, 8 anos. 

É incrível a vivência particular de cada fase, e muito interessante observar as diferenças que se complementam. Claro que fizemos uma receita muito fácil e por diversas vezes praticada. Mas a escolha dela não foi apenas pela praticidade, mas pela quantidade de entretenimento possível entre eles três e os alimentos, nas suas cores, odores, texturas e sabores. Fizemos o Muffin de banana com canela.

Muitas vezes as pessoas me perguntam: - não faz muita bagunça? E depois tem que limpar tudo? Eles só aprendem a bagunçar..... Faz muita bagunça, principalmente quanto menor for a idade, e depois tem que limpar tudo sim, e por vezes só, pois eles quase sempre enrolam na hora de ajudar a limpar. Ah, e eles aprendem a bagunçar sim, porque bagunça orientada é bagunça boa, é bagunça criativa!

Eu acredito que cozinhar é uma forma de terapia, para nós adultos e paras crianças também. Cada um tomando a sua necessidade particular. Mas não falo cozinhar no melhor termo gourmet da palavra, do ato, e sim do estar envolvendo os nossos cinco sentindo numa atividade que pode ser lúdica.

Hoje a tarde podemos sentir o aroma do óleo do coco, e foi engraçado ver as expressões e curiosidades a respeito do coco ser também um óleo. Também fizemos combinados para cada um mexer um pouco o bolo, e assim ensinamos a eles a dividir, saber esperar, entender a importância disso tudo. A motricidade foi amplamente difundida quando quebravam os ovos, descascavam as bananas ou enchiam as forminhas com a massa, e assim ensinamos de uma forma mais livre o tão esperado "traçado fino" que se cobra na escrita (precocemente, a meu ver).

Então, tudo isso vai para além da forma nutricional do alimento, que claro, é importantíssimo, mas não é único, é complementar.






Experimentem viver isso, e se sujar, limpa. Pode ser simples assim!

Bjos, Tanila e Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário